sábado, 15 de junho de 2013

Conto "a pausa"- atividades desenvolvidas.

Apresentarei questões desenvolvidas após a leitura e interpretação do conto: "Pausa" de Moacyr Scliar.
As questões para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem eram:
1- Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predicação; checagem de hipóteses.
2- Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
3- Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
4- Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.

(OBS: As atividades 1 e 4 foram desenvolvidas juntamente)

1/4- A) O que o título do texto sugere a você?
        B) Sobre o que o texto pode tratar?
        C) A crônica relata um fato do cotidiano, como você acha que será descrita as ações, sabendo que o texto foi escrito em 1963?

2- (Mostrar o texto aos poucos e fazer intervenções/ localização de implícitos)
         A) O que se entende pela fala: "Todos os domingos tu sais cedo."

3-      A) O local descrito se refere, realmente, a um escritório?
         B) O personagem em um determinado momento se encontra "ofegante". Por quê? Pela presença das mulheres que o convidam para entrar em seu quarto?

5- Perguntar aos alunos: "Vocês conhecem um teto, obra, música, que lembra a crônica em estudo?
      A) Fazer uma relação com a obra de "Alice no País das Maravilhas", na qual a personagem, também se encontra em uma situação rotineira, e faz sua "pausa", no qual ela embarca aos País das Maravilhas (Trabalhar o início e o final da narrativa "Alice no País das Maravilhas")

6-    A) Que expressões/palavras comprovam que o texto não é atual? 
       B) Por que a mulher não questiona seu marido?
       C) Percebe-se que o casal não está satisfeito, em sua opinião, porque não há uma separação?

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