As questões para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem eram:
1- Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predicação; checagem de hipóteses.
2- Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
3- Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
4- Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
(OBS: As atividades 1 e 4 foram desenvolvidas juntamente)
1/4- A) O que o título do texto sugere a você?
B) Sobre o que o texto pode tratar?
C) A crônica relata um fato do cotidiano, como você acha que será descrita as ações, sabendo que o texto foi escrito em 1963?
2- (Mostrar o texto aos poucos e fazer intervenções/ localização de implícitos)
A) O que se entende pela fala: "Todos os domingos tu sais cedo."
3- A) O local descrito se refere, realmente, a um escritório?
B) O personagem em um determinado momento se encontra "ofegante". Por quê? Pela presença das mulheres que o convidam para entrar em seu quarto?
5- Perguntar aos alunos: "Vocês conhecem um teto, obra, música, que lembra a crônica em estudo?
A) Fazer uma relação com a obra de "Alice no País das Maravilhas", na qual a personagem, também se encontra em uma situação rotineira, e faz sua "pausa", no qual ela embarca aos País das Maravilhas (Trabalhar o início e o final da narrativa "Alice no País das Maravilhas")
6- A) Que expressões/palavras comprovam que o texto não é atual?
B) Por que a mulher não questiona seu marido?
C) Percebe-se que o casal não está satisfeito, em sua opinião, porque não há uma separação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário